Encontrou o que procura?

Leituras obrigatórias do 3º bimestre - turma 2014

Caros alunos, neste bimestre, vamos realizar as leituras de alguns dos contos mais surpreendentes de dois escritores brasileiros: Guimarães Rosa e Machado de Assis. Façam uma pesquisa sobre a vida e obra desses grandes artistas antes de iniciarem a leitura de suas obras. Vocês irão descobrir coisas impressionantes sobre esses autores. Levem o que pesquisaram para a sala de aula para compartilhar conosco suas descobertas.
A seguir, a ordem de prioridade para a realização da leitura. Imprimam os contos, se for possível,  pois discutiremos alguns trechos em sala.

Guimarães Rosa:

1. A Menina de lá.


2. Um Moço muito Branco (atenção, não confundir, pois há no blogue um trabalho meu sobre esse conto, e mais abaixo o conto em forma de imagem). Desculpem-me pela legibilidade do texto, mas foi o que consegui. Caso alguém consiga o texto completo em formato Word ou PDF, por gentileza, avise-me.

3. Sorôco, sua mães, sua filha.

Machado de Assis:

4. A Cartomante
5. Um Apólogo 


Boa leitura!
Profª Ana Ferreira

Trabalho de compensação de ausências turma 2013

Trabalho de compensação de ausências
 Língua Portuguesa – Profª Ana Ferreira

Séries: 

Data de entrega: 

Orientações: Seu trabalho deverá  conter  definições, conceitos e exemplos para cada um dos temas pesquisados. Faça capa (nome da escola, título do trabalho, seu nome, nº e série, disciplina, nome do professor); sumário (indique as páginas com seus respectivos números); texto de introdução (três parágrafos apresentando de maneira breve o seu trabalho); Desenvolvimento do trabalho (nessa etapa você desenvolve cada um dos temas abaixo); texto de conclusão (três parágrafos explicando qual foi a finalidade do trabalho para o seu aprendizado) e bibliografia (livros e sites pesquisados). Por fim, depois de digitado, encaderne o seu trabalho e o entregue ao professor orientador.

Temas:
1.       1. Preconceito Linguístico;
2. Norma padrão, norma não padrão, gírias, linguagem coloquial/informal, linguagem formal;
3. Gramática - Uso do pronome eu/mim;
4. Gramática: Uso dos pronomes: por que, porque, por quê;
5.  Gramática: Vocativo e Aposto.
6.  Gramática: tópicos frasais (ideias principais e secundárias)
7. Gramática: Figuras de linguagem (tipos, classificações e três exemplos de cada uma dela) – Recortar de jornais ou revistas exemplos de uso das figuras de linguagem na linguagem publicitária;
8. Literatura: Classicismo português (características, linguagem, produções artísticas, dois exemplos de textos poéticos e fazer a análise formal e temática);
9.  Interpretação de texto: escolha cinco provérbios populares e explique com suas palavras o que eles significam;
10.  Produção textual: a charge abaixo, retirada do jornal The New York Times apresenta um problema social recorrente em diversos lugares no mundo. Faça um artigo de opinião discorrendo sobre o tema em questão ( máximo 25 linhas). Não se esqueça de colocar um título.


  



Bom trabalho!